O evento acontecerá de 24 a 28 de novembro de 2025 de forma híbrida, em sessões online e presencialmente em Campinas e São Paulo.
Sustentare-WIPIS é um evento anual, online e gratuito destinado a discussão sobre a sustentabilidade e gestão de recursos hídricos.
O Ponto de Encontro da Sustentabilidade é um evento mensal destinado a discutir temas e propostas paralelas ao Sustentare-WIPIS.
A organização destes eventos são o resultado da colaboração entre duas instituições acadêmicas: a Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e conta com o apoio institucional da Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ).
Sim, qualquer pessoa interessada em sustentabilidade e gestão de recursos hídricos pode participar do Sustentare & Wipis e Ponto de Encontro da Sustentabilidade.
É possível assistir a programação pelo canal do YouTube, inclusive conteúdos de edições passadas.
A programação e palestrantes confirmados são divulgados em nosso site e redes sociais:
Sim. O evento possibilita a participação em português, inglês e espanhol.
Sim, é possível acessar os conteúdos em vídeo, Podcast, Anais e E-book das edições passadas nos seguintes formatos:
2. Cronograma e Observações
2.1 – Submissão do trabalho
Prazo: 01/04/2025 a 25/09/2025 (Será antecipado ao ser atingido o limite de 600 trabalhos).
2.3 – Avaliação do trabalho (Fluxo Contínuo)
Entre 01/05/25 e 10/10/25, resultados disponíveis na Área do Participante.
2.4 – Pagamento da taxa de inscrição
A inscrição é gratuita. Não será cobrada nenhuma taxa do participante, em nenhuma fase ou atividade do SW25.
2.5 – Escolha da forma de apresentação
As Opções (presencial ou online) estarão disponíveis para escolha no Módulo de Submissão.
Envio de vídeo ou pôster é obrigatório; instruções específicas serão disponibilizadas após o período de avaliação dos trabalhos submetidos.
2.6 – Envio do vídeo/pôster
Prazo: 10/10 a 30/10/2025.
2.7 – Divulgação da programação de apresentação dos trabalhos
A partir de outubro/2025.
2.8 – 6ª Edição do Sustentare & WIPIS (SW25)
Data: 24 a 28 de novembro de 2025.
2.9 – Certificados de participação e apresentação
Acesso: 28/11 a 30/01/2026.
2.10 – Publicação dos Anais
Data Prevista: 30/04/2026.
Somente o Sustentare & Wipis recebe a submissão de trabalhos científicos.
1. Informações Gerais
1.1 – Trabalhos elegíveis
Serão aceitos trabalhos com resultados de pesquisas científicas, tecnológicas e relatos de experiência aderentes aos eixos temáticos do Sustentare WIPIS 2025.
1.2 – Análise e aceitação
Os trabalhos serão avaliados por 2 avaliadores (doutores) e um coordenador indicados pela comissão científica do SW25.
Os autores dos trabalhos aceitos deverão providenciar uma apresentação em vídeo (Artigos Completos) vídeo-pôster ou pôster presencial (Resumos Expandidos e Relatos de Experiência).
1.4 – Limite de trabalhos
O Evento aceitará até 600 trabalhos.
1.5 – Submissão de trabalhos
Permitida até 04 (QUATRO) trabalhos por autor.
Múltiplos autores: Todos deverão se inscrever no Evento.
3. Recusa do Trabalho
3.1 – Parecer
Emitido por pares de assessores, podendo incluir observações adicionais.
3.2 – Importante
O autor não poderá corrigir o trabalho após a análise.
Todos os trabalhos recusados não serão revisados.
– Critérios para recusa de trabalho
Não ter sido seguido o template do evento e, conforme parecer dos avaliadores, projetos sem resultados, resultados preliminares, fragmentação em vários trabalhos, trabalhos já publicados, revisão bibliográfica, falta de autorização legal, erros de revisão, descrição de eventos sem conteúdo científico, recusa por mérito científico, e outros erros identificados.
4.1 – Modelo de trabalhos
Templates disponíveis para download:
4.2 – Configurações gerais
Tamanho máximo do arquivo: 1MB.
Formatação: A4, entrelinhas simples, fonte Arial, tamanho 10 (tamanho 9 nas Referências).
Limite de páginas: 16.
Uso de imagens, gráficos ou tabelas é permitido; citação obrigatória.
5. Consentimento dos Autores/Revisão
5.1 – Conhecimento dos Autores
Todos os autores devem estar cientes das normas e do conteúdo do trabalho.
5.2 – Responsabilidade do autor
O autor é responsável legal pelo conteúdo do trabalho; o SW25 não se responsabiliza.
5.4 – Revisão rigorosa
Necessária antes da submissão do arquivo PDF.
6. Como Submeter o Trabalho
6.1 – Preparação
Ter arquivos em PDF prontos: trabalho, e acesso ao Módulo de Submissão.
Deverá ser submetida uma versão com identificação e uma sem identificação dos autores
6.2 – Verificação
Certifique-se de que os dados e o arquivo PDF estão corretos.
6.3 – Submissão
No Módulo de Submissão, na área do Participante, faça o upload dos arquivos corretos (com e sem identificação dos autores) e verifique se os dados e a inscrição dos autores foram feitas e estão corretos.
6.4 – Preenchimento do formulário online
Ao abrir o formulário de submissão, repita alguns dados idênticos que estão no trabalho:
Selecione a área do temática idêntica à do trabalho.
Preencha o título, nomes dos autores e do orientador, usando a mesma descrição do trabalho (sugestão: copie e cole).
Insira os nomes dos autores na mesma ordem do trabalho, sem titulações ou numerações adicionais.
Confira o preenchimento na tela do formulário online, faça o upload dos PDF’s do trabalho e finalize a submissão.
Clique para “Sair” da página após a submissão.
Acesse novamente o Módulo Submissão para verificar se a submissão foi bem-sucedida.
6.5 – Acompanhamento
Acesse o Módulo Submissões periodicamente para checar a resposta da avaliação do trabalho quando ela for expedida.
Apenas os autores com trabalhos aceitos poderão submeter o vídeo/pôster e fazer a apresentação dos trabalhos nas sessões correspondentes.
Os trabalhos são avaliados a cegas por Doutores para os artigos completos e, no mínimo, por Mestres para os resumos expandidos e relatos de experiência.
A cada item do texto (contextualização, referencial teórico, metodologia etc…) é dada uma nota, aplicado um peso e, por avaliador, alcançado uma nota de 0 a 10.
Conforme a média obtida dos 2 avaliadores o artigo pode ser reprovado ( menos de 5,0) ou aprovado (acima de 5,0).
Como o número de trabalhos submetidos é muito alto, a distribuição dos trabalhos é realizada de forma aleatória e não existe a possibilidade técnica para os mesmos avaliadores realizarem a conferência dos ajustes, por isso, não aprovamos com ressalvas.
No entanto, os trabalhos reprovados podem ser submetidos novamente com as correções e ajustes sugeridos pelos avaliadores.
Os trabalhos aprovados no Sustentare-WIPIS 2025 terão acesso ao processo de “fast track” para publicação.
O Sustentare-WIPIS 2025 oferece uma oportunidade para apresentar trabalhos acadêmicos e experiências profissionais focados em sustentabilidade e práticas inovadoras na divulgação científica.
O evento aceita três modalidades de submissão: artigos científicos completos, relatos de experiências técnicas e resumos expandidos para a sessão especial “Sustentabilidade do Futuro”.
O “fast track” é um processo de revisão e publicação acelerado, priorizando manuscritos com resultados urgentes, inovadores ou de grande relevância. Isso reduz o tempo entre submissão e publicação, facilitando a rápida disseminação de descobertas importantes.
Os trabalhos aprovados serão encaminhados para revistas científicas de Qualis A1 a C, garantindo ampla visibilidade e reconhecimento. Confira a lista de Revistas parceiras do evento:
ISSN | Revista |
2359-313X | |
2764-4170 | |
2675-780X | |
2594-4568 | |
2317-8604 | |
2531-0488 | |
1809-2276 | |
1981-1764 | |
1809-239X | |
1983-4659 | |
2316-9834 | |
2236-0972 | |
1981-982X | |
2596-2019 | |
2176-5308 | |
2358-8322 | |
2236-210X | |
2237-3756 | |
2318-3233 | |
2675-7885 | |
2179-3565 |
Sobre as submissões dos artigos nos periódicos:
Ressaltamos que não é responsabilidade do Sustentare & WIPIS a decisão editorial e a eventual não publicação dos artigos.
Garanta sua inscrição gratuita pelo link:
https://www.even3.com.br/
Sustentare & Wipis e Ponto de Encontro da Sustentabilidade são totalmente gratuitos.
Sim, os participantes podem realizar doações espontâneas, se assim desejarem.
https://www.even3.com.br/
As datas e horários das mesas de apresentação de trabalhos síncronas (com a participação dos apresentadores cadastrados como tal) serão informadas somente após o encerramento das avaliações e da conferência dos vídeos enviados.
Para os artigos que não forem selecionados, os vídeos ficarão disponíveis na plataforma do evento na Even3 para apresentação assíncrona, como também os pôsteres dos Resumos Expandidos e Relatos de Experiência enviados.
Os autores que enviarem vídeos e pôsteres receberão certificado de apresentação de trabalhos na semana posterior ao final do Evento.
Sustentare & Wipis e Ponto de Encontro da Sustentabilidade são eventos online.
É possível assistir a programação pelo canal do YouTube, inclusive conteúdos de edições passadas.
A programação das atividades do evento e a forma de acesso estarão disponíveis na Plataforma Even3 (na qual fez a sua inscrição).
Basta fazer sua inscrição nas atividades que quer participar e seguir as orientações.
Sim. A plataforma é adaptável para computadores e outros dispositivos.
Sim. O evento possibilita a participação em português, inglês e espanhol.
A transmissão será feita por meio de uma plataforma específica; na maioria dos casos, elas rodam diretamente em seu computador ou smartphone. É imprescindível que você tenha uma boa conexão com internet de banda larga para poder usufruir de todos os detalhes.
Para as transmissões ao vivo, pela plataforma ou Youtube não é preciso nenhuma ação especial, basta assistir às palestras e você pode interagir no chat da plataforma.
A plataforma possibilita a interação do participante durante as sessões. Haverá um chat interativo do vídeo.
A plataforma da Even3 e do Youtube disponibilizam esse recurso, mas não de forma simultânea.
Workshop Internacional sobre Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos