Para a edição de 2024 criamos um espaço PRÉ-EVENTO, onde teremos encontros virtuiais com personalidades, palestras e minicursos com convidados especiais.
Um dos mais renomados climatologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente. Com graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA em 1974 e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology-MIT em 1983. Foi pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Exerceu importantes funções de gestão e coordenação científicas e de política científica. Foi coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/CPTEC-INPE e criador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre/CCST-INPE e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/CEMADEN-MCTI. Foi cientista chefe do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (Experimento LBA). Foi Alto Conselheiro Científico do Panel on Global Sustainability da ONU. Foi Presidente da CAPES e Secretário de Políticas de P&D do Ministério de CTI. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha. Participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Em particular, foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007). Recebeu vários Prêmios nacionais e internacionais. É atualmente pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e o Copresidente do Painel Científico para a Amazônia (www.theamazonwewant.org), que produziu a mais rigorosa avaliação científica para a Amazônia e apontou caminhos para um futuro sustentável. É também o proponente do Projeto Amazônia 4.0 (www.amazonia4.org), que busca demonstrar a viabilidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo para a Amazônia, incorporando conhecimento científico e inovações tecnológicas com conhecimentos de povos indígenas e comunidades locais. E também vem propondo a criação do Instituto de Tecnologia da Amazônia-AmIT.
As mudanças climáticas representam uma ameaça iminente ao planeta, desencadeando eventos climáticos extremos e a perda de biodiversidade. Trata-se de um desafio civilizatório, onde é necessário reduzir as emissões de carbono, promover práticas sustentáveis e preservar ecossistemas para construir um futuro mais seguro e equilibrado para todos.
Os participantes devidamente inscritos nas atividades receberão certificados mas, mais importante ainda, terão a oportunidade de conhecer o que de mais inovador e atual está acontecendo nas áreas de Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos.
Workshop Internacional sobre Sustentabilidade, Indicadores e Gestão de Recursos Hídricos