Urban forests, ecosystem services, green infrastructure and nature-based solutions

Palestrantes

Bruna Angela Branchi

Professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atuando na graduação em Ciências Econômicas e Relações Internacionais e no Mestrado em Sustentabilidade. Bolsista Produtividade em Pesquisa – PQ2 – CNPq. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Sustentabilidade. Possui graduação em Economia e Commercio – Università degli Studi Bergamo (Itália), mestrado em Economics – University of Wisconsin – Madison (EUA) e doutorado em Economia Politica – Università degli Studi di Pavia (Itália). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, atuando na linha de pesquisa de Planejamento, Gestão e Indicadores de Sustentabilidade. Líder do grupo de pesquisa Desigualdades Socioeconômicas e Políticas Públicas. Tem experiência nas áreas de Economia e Sustentabilidade. Principais temas de pesquisa: indicadores de desenvolvimento sustentável, modelos estatísticos e econométricos, desigualdades socioeconômicas e ambientais, gestão de recursos hídricos, direitos humanos à água e saneamento.

Maurício Lamano Ferreira

Professor Visitante na Università degli Studi di Bari (Itália), Pós doutor pelo Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento Territorial da Universidade do Porto (Portugal); Pós doutor e Doutor pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP); Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo (IBT/SP); graduado em Geociências pelo Instituto de Geociências da USP (IGc/USP) e também em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie (UPM). Com grande interesse em questões ambientais, sua pesquisa tem foco na compreensão de padrões e processos ecológicos, com ênfase na ciclagem biogeoquímica, mudanças climáticas, poluição atmosférica e restauração ecológica. Nos quesitos abrangência, inovação e impacto de suas atividades, destacam-se: a) a coordenação de projetos com fomento (FAPESP); b) publicação de artigos científicos em revistas com severa política editorial; c) coordenação em políticas públicas ambientais para municípios (extensão universitária); d) registro de patente sobre tecnologia voltada à arborização urbana; e) publicação de livros técnicos e de popularização da ciência (ex: Verde Urbano). Com experiência docente nos cursos de graduação e pós-graduação (Lato e Stricto sensu), o pesquisador conta com supervisões em diferentes níveis de ensino (desde iniciação científica até doutorado). Atualmente, o pesquisador organiza duas coletâneas (uma técnica sobre arborização urbana e outra de popularização da ciência) com o apoio de agências da ONU (FAO e PNUMA), ICLEI, Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e Sociedade de Ecologia do Brasil.

Vincenzo Giannico

Doutor “Biodiversidade, Agricultura e Meio Ambiente” no Departamento de Agricultura e Ciências Ambientais (DISAAT) da Universidade de Bari Itália. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Sustentável da Paisagem mediterrânica pela mesma Universidade. Graduado em Ciências Florestais e Ambientais.
Em breve mais informações.
Híbrido
SALA 900, PRÉDIO H04, PUC-CAMPINAS, CAMPUS 1

As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis até 22/11/2024

plugins premium WordPress