As submissões de trabalhos para a edição 2024 foram prorrogadas até 31/10/24
Última atualização: 09/10/2023.
Modalidades
Prazo para submissão
22/03/2024 - 31/10/2024
Prezados (as) Autores (as),
Nesta edição, em consonância com o compromisso intergeracional da Sustentabilidade, o Sustentare & WIPIS receberá em sessão especial (Sustentabilidade do Futuro) contribuições de estudantes de graduação, na forma de Resumos Expandidos e apresentação de Pôsteres, para as Áreas Temáticas do evento.
Também estaremos recebendo contribuições na forma de Relato de Experiência Técnica. Esta seção será destinada a apresentar e discutir os resultados alcançados com a execução de alguma atividade ou intervenção técnica específica nos eixos temáticos do evento, destacando os impactos, positivos ou negativos, da experiência realizada no contexto ambiental, social e econômico.
Áreas temáticas
Para a área temática de Cidades Inteligentes e Sustentáveis espera-se receber a contribuição de artigos de pesquisa ou de revisão, compreendendo temas relacionados a inovação, dinâmicas socioespaciais e a sustentabilidade no contexto do planejamento urbano e regional.
Ressalta-se que atualmente 56,2% da população mundial vive em cidades, sendo que as áreas urbanas respondem apenas por 3% da cobertura do planeta, mas que ao mesmo tempo são responsáveis por 70% das emissões de gases de efeito estufa.
Isso evidência que as cidades devem buscar soluções e exercer um importante papel para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Os tópicos-chave desta área temática estão relacionados a pesquisas sobre políticas e instrumentos urbanos inovadores; governança participativa e colaborativa na produção do espaço urbano; economias sustentáveis no contexto da cidade; práticas e ações relacionadas ao urbanismo social; sistemas inteligentes e aplicação de tecnologias em cidades; dentre outros temas relacionados a temática principal.
Esta área temática prioriza o recebimento de trabalhos com discussões teóricas, estudos de casos e revisões de literatura sobre conceitos e práticas relacionados ao desenvolvimento sustentável e sustentabilidade da região Amazônica.
É desejável que os trabalhos nesta área centrem as discussões sobre a conservação do bioma Amazônico, bioeconomia, desmatamento, queimadas, biopirataria, garimpo, mineração, exploração agropecuária, mudanças climáticas, doenças tropicais, condições dos povos originários e das comunidades tradicionais, gestão territorial, exploração sustentável dos recursos naturais, cadeias produtivas sustentáveis, planejamento e gestão de negócios sustentáveis, governança e sustentabilidade amazônica, tecnologias e inovações sustentáveis, políticas públicas e ações institucionais voltadas para a promoção do desenvolvimento da região Amazônica.
NOVO!
Na categoria de Divulgação em Sustentabilidade, espera-se que os artigos científicos submetidos abordem a divulgação dos temas relacionados à sustentabilidade, indicadores e gestão sustentável de recursos hídricos. Nesta categoria, o foco principal é a disseminação do conhecimento científico para um público mais amplo. Os artigos devem abordar, portanto, questões como boas de divulgação de conteúdos para público não especialista, práticas ambientais para além dos pares, inovações comunicacionais e educacionais em sustentáveis, impactos socioambientais na sociedade e conscientização pública. Além disso, é fundamental que a linguagem utilizada seja acessível e didática, facilitando a compreensão por parte do público-alvo interessado no tema.
Esta área temática prioriza o recebimento de trabalhos que dialoguem com a Rede de Educação Básica no Brasil e internacionalmente, que apresentem estudos que demonstrem como alcançar as escolas, os espaços não formais e inserir as temáticas ambientais (sociais e hídricas) e do desenvolvimento sustentável no aprendizado, com atenção aos preceitos do ODS 4 da Agenda 2030 – Educação de Qualidade.
Corroborando assim, com a formação de cidadãos transformadores capazes de refletir a respeito de como suas ações impactam no meio social, cultural, ambiental, econômico e político que estão inseridos, incentivando as mudanças comportamentais, tratando de assuntos ligados à sustentabilidade, tais como: consumo predatório, degradação ambiental, conflitos socioambientais, violação de direitos humanos, entre outros.
Em especial, esta área é um espaço para o relato das experiências do Mestrado Profissional em Rede Nacional Para Ensino das Ciências Ambientais, em parceria com a Agência Nacional de Água e Saneamento Básico, e como isto está resultando em projetos de atuação e na produção de materiais educacionais que levam o tema da água para as escolas, de forma alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
O eixo temático Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Básico abrange a governança e gestão dos recursos hídricos e saneamento básico na agenda política nacional e internacional, com as seguintes abordagens:
- Análises teóricas e metodológicas em gestão dos recursos hídricos e saneamento visando a sustentabilidade dos ecossistemas;
- Estudos sobre as mudanças climáticas e os impactos na disponibilidade e demanda hídrica;
- Discussões relacionadas aos recursos hídricos desigualmente distribuídos no território, gestão dos múltiplos usos da água e dos recursos relacionados, e acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
- Sistema de governança multinível da água, em termos de coordenação estadual e federal, gestão descentralizada e integrada dos recursos hídricos;
- Planejamento e governança das bacias hidrográficas; e
- Tecnologias hídricas.
Para a área temática Indicadores e Avaliação de Sustentabilidade espera-se receber a contribuição de trabalhos com discussões teóricas, estudos de casos e revisões de literatura que, no campo da sustentabilidade, discutam entre outros os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, indicadores de universalização do saneamento e enfoques de avaliação integrada do NEXO – Alimento, Água e Energia.
A institucionalização da Agenda 2030, com a definição das metas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável coloca um desafio a mais aos gestores de políticas públicas que é a organização do sistema de indicadores aplicados ao paradigma do desenvolvimento sustentável.
Para acompanhar a implementação das metas do desenvolvimento sustentável, alinhada aos diversos compromissos nacionais e internacionais, é fundamental estabelecer capacidade técnica e tecnológica para coleta e análise dos dados, considerando as realidades locais e o contexto dos problemas globais, bem como estabelecer processos que garantam qualidade, transparência, acesso e ética no uso e aplicação destas informações.
É fundamental também realizar pesquisas aplicadas para o desafio da operacionalização de indicadores que possam efetivamente orientar políticas e processos de gestão associados ao desenvolvimento sustentável.
Outro ponto crítico refere-se às bases de dados atualmente existentes para tratar do tema do saneamento, na perspectiva da sustentabilidade, como o Sistema Nacional de Informações em Saneamento – SNIS e as limitações que apresentam para que possam efetivamente informar tomadores de decisão e sociedade das lacunas de provisão dos serviços de saneamento sustentável a todos, e eliminar as desigualdades nos acessos, onde as parcelas socialmente mais vulneráveis são aquelas com maior déficit nos serviços oferecidos.
Esta área temática prioriza o recebimento de trabalhos que tratam das políticas públicas, o seu processo decisório, monitoramento, avaliação e a sua relação com a promoção do desenvolvimento sustentável.
É desejável que as políticas públicas sejam tratadas como um fenômeno multidisciplinar, estabelecendo um diálogo entre a ciência política, a ciência da administração, a economia, o direito, entre outros campos do conhecimento.
É desejável, também, que os trabalhos nesta área centrem as discussões sobre o papel do Estado na promoção de políticas públicas que abarcam as várias dimensões da sustentabilidade e contribuam para superar a concepção ainda prevalecente de que a promoção do progresso seria realizada apenas pelas forças da economia de mercado eliminando, assim, o crescimento obtido ao custo de elevadas externalidades negativas, sejam sociais ou ambientais.
Os trabalhos submetidos devem demonstrar que o equilíbrio dinâmico entre estas dimensões da sustentabilidade possibilita que os agentes gestores ou promotores de políticas públicas possam produzir planos e decisões de maneira equilibrada e sistêmica, construindo soluções para os maiores desafios que apresentam os tempos atuais e futuros.
A sustentabilidade possui um sentido amplo, complexo e interdisciplinar, não se referindo especificamente a um problema limitado às questões de natureza ecológicas, mas a uma estratégia ou modelo equilibrado com múltiplas dimensões.
Neste sentido os trabalhos enviados para esta área temática deveriam abordar uma ou mais dimensões, a saber:
- ambiental ou ecológica, ligada à preservação da biodiversidade e à qualidade ambiental;
- social, que abrange a gritante desigualdade;
- econômica, voltada para a discrepância na concentração de bens e riquezas em poucos; espacial, que se refere à distribuição adequada dos assentamentos humanos e, consequentemente, a distribuição territorial;
- cultural, voltada para a necessidade de se evitar conflitos culturais; tecnológica, que busca empregar técnicas modernas que contribuam para que os processos produtivos, industriais ou agrícolas, sejam menos impactantes ao meio ambiente e à sociedade e;
- política, que defende a participação da sociedade nas tomadas de decisões sobre o que é comum a todos.
O escopo desta área temática abrange estudos relacionados à sustentabilidade nas organizações na perspectiva do planejamento, organização e controle aplicados a responsabilidade social corporativa e a gestão socioambiental.
Os trabalhos concentram discussões sobre o desempenho ambiental, social e de governança (ESG), numa perspectiva de integração das informações financeiras e operacionais sobre o desempenho das empresas.
Os artigos submetidos devem apresentar propostas para a criação de valor a longo prazo aos stakeholders, e podem incluir, mas sem se limitar, a aplicação de diretrizes fornecidas pela GRI (Global Reporting Initiative) ou IIRC (International Integrated Reporting Council), para o relato integrado e elaboração do Relatório de Sustentabilidade das organizações.
São esperados também trabalhos que discutam as estratégias de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), práticas em energias renováveis, produtos verdes, ecodesing e produção mais limpa (P+L), bem como estudos que avaliem riscos e impactos ambientais e atendam aos requisitos legais e referências normativas, como a certificação ISO 14001, dentre outras.
Regras para submissão de Artigos Completos
TÍTULO DO TRABALHO
Autor, Instituição, e-mail
Resumo
O resumo deve conter até 200 palavras, no mesmo idioma do trabalho. É desejável que este resumo contenha: introdução ao assunto, problema de pesquisa, objetivo, metodologia utilizada e os resultados obtidos.
Palavras-chave: de 3 a 5, separadas por vírgula.
1. Introdução
A introdução deve conter: contextualização do problema de pesquisa, questão de pesquisa, objetivos e justificativa.
2. Fundamentação teórica
A fundamentação teórica deve, dentro do possível, privilegiar o estado da arte. É desejável a utilização de referências atuais extraídas de fontes qualificadas.
3. Metodologia
A metodologia deve apresentar as características da pesquisa, os procedimentos para a coleta de dados e a técnica de análise dos dados.
4. Resultados
Esta seção é destinada a apresentar e discutir os resultados da pesquisa. Sugere-se a utilização de ilustrações em forma de gráficos, quadros e figuras.
Certifique-se de que as ilustrações estejam legíveis.
5. Conclusões
É importante aprofundar a argumentação nas conclusões, além de mencionar se o objetivo do estudo foi plenamente atendido. Incluir sugestões de continuidade do trabalho.
6. Agradecimentos (quando houver)
Podem ser mencionadas as expressões de reconhecimento a colaboradores, entidades e agências.
7. Referências bibliográficas
As referências bibliográficas deverão atender às normas da ABNT/NBR-6023 ou APA.
Sugestões de manuais ABNT e APA:
Regras para submissão de Relato de Experiência Técnica
TÍTULO DO TRABALHO
Autor(es), Instituição, e-mail(s)
1. Introdução
A introdução deve conter: a contextualização do problema que levou à necessidade de realização da experiência técnica a ser relatada, o objetivo de sua realização e as justificativas.
2. Descrição da experiência técnica realizada
Descrever detalhadamente a experiência técnica realizada, local, data de realização, re-cursos envolvidos: materiais, pessoas envolvidas; investimentos e custos para realização, se for o caso.
3. Metodologia utilizada para desenvolvimento e execução da experiência técnica
A metodologia deve apresentar de forma resumida a descrição de todas as etapas, desde o planejamento do projeto até a sua execução.
4. Resultados
Esta seção é destinada a apresentar e discutir os resultados alcançados com a execução da experiência técnica. Destacar também os impactos, positivos ou negativos, da experiência rea-lizada no contexto ambiental, social e econômico. Sugere-se a utilização de ilustrações em forma de gráficos, quadros, figuras e fotos. Certifique-se de que as ilustrações estejam legíveis.
5. Conclusões
É importante aprofundar a argumentação nas conclusões, além de mencionar se o objetivo foi plenamente atendido. Incluir sugestões de continuidade e novas aplicabilidades do trabalho desenvolvido.
6. Agradecimentos (quando houver)
Podem ser mencionadas as expressões de reconhecimento a colaboradores, entidades e agências.
7. Referências bibliográficas
As referências bibliográficas deverão atender às normas da ABNT/NBR-6023 ou APA.
Sugestões de manuais ABNT e APA:
Formatação
Margens: esquerda e superior com 3 cms e direita e inferior com 2 cms
Fonte: Times New Roman 12
Espaçamento: simples
Número de páginas: de 4 a 8.
Serão aceitos somente os trabalhos que utilizarem o template fornecido, forem salvos no formato PDF e submetidos em duas versões: com e sem a identificação dos autores.
Regras para submissão de Resumos Expandidos (Sessão Sustentabilidade do Futuro)
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO
Nome Completo do (s) Autor (es)
Curso e/ou Faculdade, Centro, Universidade, Cidade, Estado, País
Correio eletrônico
Resumo: Nesse modelo, são descritas em linhas gerais as especificações para elaboração de resumo expandido para o SUSTENTARE & WIPIS 2023 – Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade e Gestão de Recursos Hídricos – Sessão Sustentabilidade do Futuro. O texto do item Resumo deve ser em fonte Arial ou Times New Roman, Normal, tamanho 10, contendo entre 300 e 500 palavras.
Palavras-chave: Colocar de 3 a 5 palavras-chave, separadas por vírgula.
1. INTRODUÇÃO
O resumo expandido deve apresentar os resultados obtidos no estudo, de tal modo que inclua seções, uma lista de referências, relatos de comparações com outros trabalhos correlatos e detalhes mais elabo-rados, como gráficos, tabelas e figuras, que não são contemplados em um resumo simples.
2. TAMANHO E LIMITE DE PÁGINAS
O resumo expandido deve ter de duas a seis páginas, escrito em uma coluna com espaçamento simples. O tamanho do papel do documento é A4. As margens superior e esquerda são de 3 cm, enquanto as margens inferior e direita devem ser igual a 2 cm. Esse documento já se encontra no padrão proposto e pode ser editado para acomodar seu resumo expandido. O arquivo final deve ser submetido em formato PDF, não excedendo tamanho total de 2 MBytes.
3. TEXTO E CABEÇALHOS
No corpo do texto, deve ser utilizada a fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Listas de itens (“bullets”) devem aparecer como segue:
· todos os marcadores (“bullets”) devem se iniciar no mesmo ponto;
· o espaçamento entre eles pode variar para favorecer a apresentação visual do trabalho ou uma melhor quebra de colunas/páginas;
· listas numeradas ou indexadas devem seguir o mesmo layout;
· formatos de listas numeradas podem ser (1), (2), (3), (a), (b), (c), (i), (ii), (iii), etc.
3.1. Título e Autores
O título (fonte Arial ou Times New Roman 16, negrito), nomes de autores (fonte Arial ou Times New Roman 12, negrito) e afiliações (fonte Arial ou Times New Roman 10) encontram-se no topo da primeira página. Endereços de e-mail devem ser incluídos para todos os autores. Para maiores informações sobre eles, devem ser usadas as notas de rodapé.
3.2. Páginas Subsequentes
As páginas subsequentes já se iniciam no formato de duas colunas e não devem ser numeradas.
4. FIGURAS, TABELAS E EQUAÇÕES
As figuras/tabelas/gráficos devem ser posicionadas o mais próximo possível da citação destes no texto. Títulos de figuras e gráficos são colocados na sua parte inferior, enquanto títulos de tabelas são colocados na sua parte superior. As tabelas devem ser referenciadas sequencialmente por Tabela I, Tabela II, etc.
As figuras devem ser referenciadas sequencialmente por Figura 1, Figura 2, etc. A fonte dos títulos deve ser Arial ou Times New Roman, tamanho 11, negrito.
Quando possível, evite o uso de figuras e gráficos coloridos, preferindo os em preto e branco ou escala de cinza.
As equações devem ser apresentadas no lado esquerdo e numeradas no lado direito entre parênteses.
5. Referências e Citações
As referências devem ser indicadas entre chaves, [1] ou [1, 2, 3] ao longo do texto. Ao final deste estão descritos modelos para citação de livros, artigos e outras formas de referências usando-se o Estilo APA ou ABNT.
6. SEÇÕES
O cabeçalho da Seção deve ser em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, negrito, com todas as letras em maiúsculas, e 6 pontos de espaçamento antes do cabeçalho (menu Formatar ® Parágrafo).
6.1. Subseções
O cabeçalho da Subseção deve ser em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com todas as letras iniciais das palavras em maiúsculas, e 6 pontos de espaçamento antes do cabeçalho (menu Formatar ® Parágrafo).
6.1.1. Subsubseções
O cabeçalho das Subsubseções deve ser em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, itálico, com todas as letras iniciais das palavras em maiúsculas, e 6 pontos de espaçamento antes do cabeçalho (menu Formatar ® Parágrafo).
AGRADECIMENTOS
Aqui podem ser colocadas as expressões de reconhecimento a colaboradores, entidades e agências ainda não citados no trabalho.
REFERÊNCIAS
ESTILO APA. Consultar aqui.
ESTILO ABNT. Consultar aqui.
[1] Gennari, J. et al (1997). Templates for IEEE Proceedings, capturado on-line em 20/08/2004 de <http://www.ieee.org>.
[2] Panther, J. G. (1999). Digital Communications, 3rd ed., Addison-Wesley, San Francisco, CA.
[3] Schneider, M. (1995). Guidelines for Bias-Free Writing, Tese de Doutorado, Indiana University, Bloomington, IN, USA.
[4] Tesla, N. et al (1938). AC Machines, Nome da Revista, vol. 1, n. 1, p.1-3
Formatação
Margens: esquerda e superior com 3 cms e direita e inferior com 2 cms
Fonte: Times New Roman 12
Espaçamento: simples
Número de páginas: de 2 a 6.
Serão aceitos somente os trabalhos que utilizarem o template fornecido, forem salvos no formato PDF e submetidos em duas versões: com e sem a identificação dos autores.